domingo, 26 de setembro de 2010

Mudanças na USP Leste começam! LiGEA também deve começar !

23/09/2010 10h20 - Atualizado em 23/09/2010 13h38

Agencia Estado

A unidade Leste da Universidade de São Paulo (USP Leste) antecipou a remodelação de todos os dez cursos de sua graduação - medida que será obrigatória a todos os campi da instituição - e promete a criação de uma nova área do conhecimento com duas novas carreiras até 2012. A revisão curricular da graduação foi anunciada nesta semana pelo reitor da universidade, João Grandino Rodas.

Segundo o diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Jorge Boueri, os dois novos cursos serão criados com vocação para a "indústria criativa", um conceito novo de cidade e de desenvolvimento econômico que começou a ser discutido na universidade.

Esse termo é aplicado atualmente em países como Grã-Bretanha e Espanha, com a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A indústria criativa envolve atividades diversas, como design, artes, alta tecnologia, moda e cultura e, de acordo com o diretor da EACH, está em consonância com a formação oferecida na USP Leste.

Mudanças
A reorganização dos cursos começou no ano passado, com a readequação da grade do bacharelado em têxtil e moda.

Neste ano, ela atingiu os cursos de gerontologia e obstetrícia e deverá afetar especialmente a licenciatura em ciências da natureza, que registrou 63 matrículas no início do ano, embora disponha de 120 vagas.

Esse também foi o curso menos disputado no vestibular da Fuvest 2010 entre os oferecidos pela escola de artes, ciências e humanidades (EACH) da USP Leste: a relação candidato/vaga é de apenas 1,7.

Basicamente, a ideia é remanejar parte das 1.020 vagas existentes e criar as novas graduações. Os critérios para manter ou suprimir as vagas são os mesmos citados pelo reitor anteontem: baixa demanda e baixo impacto social, modernização do projeto pedagógico, causas de evasão escolar e maior atenção aos cursos noturnos. As informações são do "Jornal da Tarde".

0 comentários:

Postar um comentário